A nova plataforma Girofac rodando o Brasil

A nova plataforma Girofac rodando o Brasil

A Plataforma GIROFAC é uma inovadora ferramenta tecnológica desenvolvida pela parceira iDtrust Tecnologia de Software, com o apoio e suporte técnico, jurídico e institucional da ANFAC.

A ANFAC, juntamente com a iDtrust, em atenção à expressiva adesão dos associados de várias regiões do País, preparou uma agenda de reuniões, de acordo com os SINFACs, para a divulgação da nova Plataforma GIROFAC.

A ANFAC / iDtrust já realizaram eventos em Goiania, Brasília, Vitória, Porto Alegre, Cuiabá, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

De acordo com a agenda estabelecida, esta é a sequência dos próximos eventos: Belém, Fortaleza, Criciúma, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Manaus, para expor o cenário em que atualmente se insere o setor do fomento comercial, que é do avanço da tecnologia refletido na desmaterialização da economia. “Para sobreviver, as empresas terão de se adequar a processos compatíveis com a evolução do ambiente digital, que pauta as compras e vendas mercantis, realizadas por milhões de agentes econômicos, que dão origem a um gigantesco mercado de recebíveis no Brasil”, explica Luiz Lemos Leite, presidente da ANFAC.

Segundo ele, o motivo da criação da GIROFAC foi flexibilizar os procedimentos para suprir as necessidades de capital de giro das empresas clientes, ampliando de maneira exponencial o horizonte de negócios das empresas de fomento, permitindo expandir o espectro de atendimento a outras necessidades de crédito de pessoas jurídicas e físicas à medida das exigências do mercado.

Daí decorre que o fluxo da operação dentro da Plataforma GIROFAC conta com a intermediação e parceria de uma instituição financeira, que será a originadora de uma operação de empréstimo convencional, estruturada para especificamente, neste caso, atender ao cliente da empresa de fomento e, na sequência, a operação de empréstimo é cedida pela instituição financeira, mediante o endosso de um título de crédito (digital) denominado Cédula de Crédito Bancária (CCB).

Em resumo, para deixar bem claro, o Presidente da ANFAC observa que todos estes procedimentos são executados por intermédio de plataforma eletrônica e de certificação digital ICP-Brasil, com a instituição financeira, parceira do GIROFAC, atuando como Fomentada-Alienante (CEDENTE), enquanto que o cliente da empresa de fomento passa a ser o “Devedor-Sacado” da operação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.